Riscos dos desodorantes com sais de alumínio

EMAIL
FACEBOOK0
FACEBOOK
GOOGLE
INSTAGRAM0
PINTEREST0
PINTEREST

SAM_0564 Os perigos dos sais de alumínio presentes nos desodorantes antitranspirantes são questionados há muito tempo, mas até recentemente não podiam ser confirmados pela falta de estudos sobre o assunto. No entanto, recentes pesquisas estão se encarregando de alertar a sociedade sobre as doenças que essas substâncias podem causar à saúde, como o câncer de mama e o mal de Alzheimer.  Na França, a Agência de Segurança Sanitária dos Produtos de Saúde, está fechando o cerco aos gigantes da cosmética após o alerta lançado por alguns cientistas sobre o alumínio. Segundo dados da Agência, 18% dessas substâncias contidas nos desodorantes, atravessam a pele e são absorvidas pelo organismo. No Brasil,a Anvisa, diz que não há dados suficientes que façam relação entre os sais de alumínios dos anti-transpirantes e doenças como o câncer de mama. O pesquisador em Biologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Genebra, Stefano Mandriota, é um dos autores de um estudo publicado recentemente no Journal of Biological Chemistry que contesta a iniquidade do alumínio nas células mamárias humanas.

“Nós podemos observar que o alumínio tem um efeito que pode ser comparado sob certo aspecto à algumas substâncias cancerígenas,ele muda o comportamento das células mamárias e induz mudanças no DNA.Estes são efeitos que nós não esperaríamos de uma substância inerte”, diz Stefano Mandriota.

O farmacêutico especialista em Cosmetologia, Maurício Pupo, também dá seu parecer sobre o assunto.

Saiba mais,acessando o link,dê o play em Ouvir e ouça a entrevista na íntegra:
http://www.portugues.rfi.fr/geral/20120321-aluminio-presente-nos-desodorantes-antitranspirantes-pode-ser-cancerigeno

Uma alternativa ao alumínio é usar desodorantes que sejam à base de alúmen de potássio, ou pedra hume, uma saída natural e benéfica.

No livro, Medicina Oculta, de Samael Aun Weor, ele dá a seguinte definição:

“Conhecido como pedra hume, alúmen de potássio, é um adstringente e anti-séptico. Os antigos gregos e romanos já o usavam como adstringente e fixador para tinturaria. Além disso, também é usado na composição de desodorantes pois reduz naturalmente a transpiração.”

Aliado à óleos essenciais, que trazem fragrâncias e tratam, também evitam o odor desagradável da transpiração. O desodorante feito à base de alúmen de potássio e óleos essenciais é uma ótima saída para quem quer cuidar da saúde, bem-estar e beleza naturalmente. “

Michele Távora Julio (Colaboração)
http://www.facebook.com/MagaTerra

Foto:Desodorantes Roll-On MagaTerra produzidos à partir da pedra hume e óleos essenciais de Rosas, Folhas Verdes (Aloe Vera) e Lavanda.

  • Anônimo

    Demais! Eu estava pensando nisso esta semana – uma maneira mais natural pq minha menina de 8 anos transpira muito e o odor é forte, então começou a usar deaodorante. Obrigada pelas informações preciosas mulheres 🙂