Óleo e Bálsamo de ervas

EMAIL
FACEBOOK0
FACEBOOK
GOOGLE
INSTAGRAM0
PINTEREST0
PINTEREST
 Preparar óleos infundidos e bálsamos de ervas e flores é útil para tratar uma variedade de problemas, o que o torna um item indispensável para a nossa “farmácia”caseira.
 Óleo infundido

Para começar, vamos escolher as ervas ou flores que tenham propriedades terapêuticas interessantes. Caso seja da sua preferência, é possível acrescentar algum óleo essencial para dar perfume ou enriquecer as propriedades do óleo/bálsamo.

Esse método a baixo, utiliza o sol como agente ativador, tornando dispensável o uso do fogão.
Coloque um ou dois punhados de ervas ou flores secas em um frasco bem limpo e seco, cubra-os com um óleo vegetal de sua preferência (no ayurveda, é preciso saber escolher o óleo de acordo com o dosha, para auxiliar no processo de cura). Sele o frasco e mantenha-o num local bem ensolarado por duas semanas. De vez em quando, abra o frasco e amasse as folhas/flores, feche novamente. Após este tempo, coe o óleo com uma gaze, espremendo bem as ervas para que liberem suas propriedades.

Bálsamo de ervas

Caso você prefira transformar este óleo em um bálsamo, você precisa misturá-lo com a cera de abelha, para torná-lo mais sólido.

homemade-lip-balm
Use duas colheres de sopa de cera para 1/4 de xícara de óleo. É possível neste momento, também adicionar alguma manteiga nutritiva ou óleo essencial.
Derreta em banho maria a cera com a manteiga de sua escolha (algumas muito usadas são a de cacau, karité e cupuaçu). Tire do fogo, misture a óleo infundido e o essencial.
07673aee86770f8d9b7e93a8167b7eb5

 

Coloque na geladeira por 30 minutos, e após isso, mantenha-o em temperatura ambiente.
Experimente:
– Flores de calêndula para cicatrização;
– Folhas secas de arnica para contulsões e dores musculares;

 

  • Telma

    excelente texto, mas se puder queria fazer algumas colocações: todo o material precisa ser esterelizado para não se perder produto. alem disto o óleo deveria ser guardado em vidros escuros e em local seco; nunca colocar o produto direto na mao e retornar o óleo ao vidro, isto contamina o material. E após pronto, sempre fazer um teste em pequena area do braço (dobra), para evitar qualquer tipo de alergia, se for usar óleo essencial, o teste precisa ser feito antes! Coloque sempre uma etiqueta com a data do preparo e o conteudo, assim evitam-se acidentes. Segurança no uso de fitoterápicos e principalmente óleos essenciais – é tudo! Gratidao pelo lindo site.

  • Professora Jordana

    Nessa preparação do óleo eu posso misturar qantas ervas eu quiser não tem um limite??