
Óleo infundido
Para começar, vamos escolher as ervas ou flores que tenham propriedades terapêuticas interessantes. Caso seja da sua preferência, é possível acrescentar algum óleo essencial para dar perfume ou enriquecer as propriedades do óleo/bálsamo.
Esse método a baixo, utiliza o sol como agente ativador, tornando dispensável o uso do fogão.
Coloque um ou dois punhados de ervas ou flores secas em um frasco bem limpo e seco, cubra-os com um óleo vegetal de sua preferência (no ayurveda, é preciso saber escolher o óleo de acordo com o dosha, para auxiliar no processo de cura). Sele o frasco e mantenha-o num local bem ensolarado por duas semanas. De vez em quando, abra o frasco e amasse as folhas/flores, feche novamente. Após este tempo, coe o óleo com uma gaze, espremendo bem as ervas para que liberem suas propriedades.
Bálsamo de ervas
Caso você prefira transformar este óleo em um bálsamo, você precisa misturá-lo com a cera de abelha, para torná-lo mais sólido.
Use duas colheres de sopa de cera para 1/4 de xícara de óleo. É possível neste momento, também adicionar alguma manteiga nutritiva ou óleo essencial.
Derreta em banho maria a cera com a manteiga de sua escolha (algumas muito usadas são a de cacau, karité e cupuaçu). Tire do fogo, misture a óleo infundido e o essencial.
Coloque na geladeira por 30 minutos, e após isso, mantenha-o em temperatura ambiente.
Experimente:
– Flores de calêndula para cicatrização;
– Folhas secas de arnica para contulsões e dores musculares;