Embalagens sustentáveis

EMAIL
FACEBOOK0
FACEBOOK
GOOGLE
INSTAGRAM0
PINTEREST0
PINTEREST

Quem trabalha com artesanato ou com vendas de produtos físicos de um modo geral, sabe que um dos principais desafios para quem tem uma preocupação ecológica é o de se chegar a uma embalagem sustentável. Vamos compartilhar aqui algumas dicas de como fazer a sua embalagem com materiais reciclados e sugerir algumas outras ideias para tornar o seu produto ainda mais interessante.
7e9ae45012e513bc0d105a058aa63301
Criatividade e origami. São infinitas as possibilidades.

Tudo começa pela embalagem primária…
Uma embalagem primária é aquela que contêm o produto propriamente dito, como é o caso de um cosmético ou de uma geléia. Para estes casos, a melhor opção é a embalagem de vidro, pois além de ser uma matéria-prima biodegradável e possuir uma capacidade infinita de reciclagem, ajuda a conservar o produto.

Secundárias e terciárias?
Embalagens secundárias são aquelas que encobrem a embalagem primária. Quando for possível, pense sempre em uma forma de evitar esta segunda embalagem, pois muitas vezes, o produto além de receber embalagens primárias e secundárias, ainda são transportados em uma sacola. Além do mais, na maioria das vezes, esta embalagem quase sempre vai diretamente para o lixo. Lembre-se, em se tratando de sustentabilidade, menos é mais.

Materiais adequados
Algumas materias-primas são muito utilizadas como embalagens secundárias em função do seu potencial de reciclagem. As mais usadas são:

– Papelão ondulado ou papel kraft ondulado;
– Papel Kraft revestido, não branqueado. Com 80% de fibras de celulose virgem e madeira natural;
– Papel Reciclado revestido. 100% papel cartão reciclado, revestido com uma fina camada de cualim e de fibra reciclada;
– Palhas e fibras naturais;

bd68bc8390081ad93a5f029178ed056a
Papel kraft para biscoitos.

Também é interessante saber que quanto mais natural o material, livre de resinas e vernizes, mais biodegradável ele é.

Quando não for possível a escolha de um papel reciclado, opte por fornecedores que trabalhem com fibras provenientes de plantações manejadas e certificadas.

Para quem trabalha com alimentos, hoje também é possível encontrar no mercado bandejas e copos descartáveis feitos com materiais biodegradáveis como amidos de mandioca, fibras de bambu e coco. Felizmente crescem as opções de fornecedores e a tendência é que cada vez mais se optem por estes materiais.

Talvez você não saiba mas papéis reciclados usam 64% a menos de energia, 50% a menos de água, são 74 % menos poluentes, além de pouparem 17 árvores, em comparação com papéis não reciclados.
As vezes, dependendo da embalagem, é preciso fazer um pouco mais de investimento no design, o que não descarta a possibilidade dele ser artesanal. Pensar na estética da embalagem sem dúvida é um fator muito interessante e impactante na hora da compra de um produto.  Também é importante dizer sua composição, seu potencial reciclável e forma de descarte correta. Tudo isso, ao final, só tende a agregar valor e a dar um charme a mais ao seu produto.

Para finalizar, que tal contar a história do seu produto ou embalagem em um blog? Como ele foi preparado, por quem, como chegou até o cliente. Você pode também incluir na sua embalagem uma pequena história de onde ele surgiu e como foi criado.

Fizemos uma pequena seleção de embalagens inspiradoras, observe como são funcionais, recicláveis e além de tudo, esteticamente interessantes. Veja como é possível unir o útil ao agradável:

462fb149dfd2e5b7490f349883d67503
Embalagem compostável com sementes.
b961bc1c6f77d877303180a0d5fc9417
Embalagem com informações detalhadas sobre composição
49216271f3da0ec2c39357db361dcea3
Embalagem secundária que funciona como sacola
4421662e5f4d4d89a8ad59a8f85fb576
Invista em uma boa tipografia (fontes).