A Lua no organismo

EMAIL
FACEBOOK0
FACEBOOK
GOOGLE
INSTAGRAM0
PINTEREST0
PINTEREST

Não vemos o céu brilhar menos do que os postes, posto que não olhamos mais para cima.
Em pleno século XXI, ainda organizamos as nossas vidas a partir dos ciclos lunares… Esta informação parece mentira. Mas, não é!

10355833_1492318377713486_237422928468568916_n

Organização do tempo

No ocidente, dividimos o tempo em semanas…
Cada semana possui 7 dias e representa uma unidade do calendário lunar, que corresponde aos 29 dias e meio que a lua leva para completar seu ciclo de rotação em torno da Terra. A cada passo, uma posição diferente: nova, crescente, cheia e minguante.

Mudanças corporais

Durante cada fase lunar, Lua e Terra atraem-se mutuamente a partir da força gravitacional. Esta força na Terra é sentida mais sobre os líquidos do que os sólidos. A razão disso é simples: oceanos se movem muito mais facilmente do que montanhas.
Toda vez que ocorre a subida nas águas, sabemos que a lua atingiu o ponto mais alto do céu em relação a um determinado ponto da terra. Isso identifica que a lua está onde a água é mais atraída, ao ponto de aumentar de volume e se acumular. Assim, formam-se as marés.
Talvez pouca gente perceba, mas nós humanos também somos influenciados pela porção 70% de água que somos. Todos nossos líquidos corporais possuem as suas próprias marés.
Somos compostos internamente por água e possuímos em comum uma força interna que a expande, retrai e muda de posição, no mesmo ritmo e tempo das marés apresentadas pelos rios, mares e oceanos.

Por que é bom cortar cabelo na lua crescente?

Quando a força do sol se combina à da lua, é percebida a mudança de intensidade nas marés, que são classificadas como marés vivas e marés mortas.
As marés vivas ocorrem nos equinócios de primavera e outono. Ocorrem na lua nova ou cheia. Quando sol e lua estão em linha reta, as marés ficam mais fortes e os líquidos corporais se expandem. Cortar cabelo em maré viva significa perder sais minerais e outras substâncias essenciais ao desenvolvimento da raiz dos cabelos.
Nas marés mortas, as forças de atração entre sol, lua e Terra, se opõem entre si. As marés ficam mais fracas na lua crescente e minguante, momento em que os líquidos corporais se retraem.
Desse modo, cortar o cabelo nestes períodos é menos danoso, pois não haverá perdas de nutrientes tão significativas.

Lua nas Mulheres

Os ciclos lunares também estão presentes na feminilidade e nos fetos. Mulheres possuem ciclos menstruais de 28 dias e engravidam após 9 meses e meio, que correspondem a 9 e ½ ciclos de 28 dias.
Mulheres que vivem juntas e não são expostas à iluminação artificial excessiva, menstruam juntas, pois têm seus organismos sincronizados com a lua. A influência deste corpo celeste sobre as mulheres estaria ligada à luminosidade.
Você sabe em qual lua você menstrua?
Eu, particularmente, me observo e sinto a minha menstruação mudar a cada duas luas. Seguindo em transformação para as fases lunares subseqüentes.
Então, se eu menstruo na lua nova. Após dois ciclos menstruais seguidos nesta fase da lua, eu passo a sangrar nas luas crescentes. Depois das crescentes, sangro duas luas cheias… Até retornar à lua nova novamente.
A vida é cíclica! Independente da época em que vivemos e das modernidades que inventamos. Ela permanece cíclica e sagrada.

E quando tudo muda na sua vida…já reparou a lua da menstruação muda também?

Influência nos vegetais

 

plantas
Do mesmo modo se explicam os ciclos da seiva nos vegetais…
Os ciclos lunares estariam a indicar o melhor momento para plantar folhas ou raízes, fazer podas e colheitas.

Quanto mais cheia a lua, mais seiva corre pelo corpo da planta, o que indica bom momento para podar os galhos quando se quer ver a planta mais viçosa.
Lua crescente, para plantar ervas e verduras.
Lua crescente quase cheia, ótima para plantar frutos.
Quanto menos cheia a lua, menos seiva nas plantas…
Lua minguante, melhor para fazer podas de galhos;
Lua nova, ótima para plantar raízes.
Promete que vai olhar a lua hoje? rs

Para saber mais, conheçam o livro: Eneida Duarte Gaspar. O Organismo Humano e os ritmos da Natureza. Editora Pallas.

Texto Colaboração:

alineAline Chaves

panelasdecapim.blogspot.com
facebook.com/panelasdecapim

  • Leticia Michels

    Que riqueza de conteúdo. Grata por compartilhar <3

  • Liliane

    Oi Aline, adorei a publicação!
    Parei de tomar pilula há 2 anos e desde então venho acompanhando também as fases da lua e o ciclo. No entanto, meu ciclo tem uma duração muito variável, de 26 a 32 dias e minhas luas as vezes ocorrem no sentido inverso, ou em sentidos diversos..rs
    Depois das fase dos ciclos na lua cheia por exemplo, estes migram para a lua crescente, depois ocorre na lua nova, depois vai para a minguante e por fim lua cheia. Gostaria de ler seu ponto de vista quanto a isso, se puder e quiser, é claro!rs
    Bons ventos