Compostagem caseira, suas plantas e seus filhos vão adorar!

EMAIL
FACEBOOK0
FACEBOOK
GOOGLE
INSTAGRAM0
PINTEREST0
PINTEREST

compostagemCultivar um jardim ou uma horta em um apartamento é uma ótima oportunidade de se conectar com a terra, conhecer os ciclos da vida, morte e vida, as necessidades e os ritmos das plantas, seus fluxos de crescimento, floração e semeadura.

Quem já vivencia esta experiência sabe o quanto é importante cuidar adequadamente do solo. Como as plantas possuem necessidades nutricionais específicas de nitrogênio, fósforo, cálcio (…), água, luz e carinho. Uma composteira é um bem-precioso que você pode oferecer a elas. Húmus composto a partir de restos de cascas e talos de legumes, verduras, frutas e matéria seca, graças as nossas amigas minhocas californianas e outros pequenos insetos que fazem esta “mágica” acontecer.

No meu apartamento cultivo, na minha área, uma pequena horta com plantas medicinais, alguns legumes e mudas de árvores, que brotaram a partir de sementes orgânicas. É um local de meditação ativa e de auto-conhecimento, e também um espaço lúdico onde recebo meu filho e lhe mostro como as plantas crescem, morrem, como as sementes que planta, nascem e se desenvolvem. Também é lá que cuidamos de nossas minhocas, onde ele pode ter a oportunidade de tocar, observar e aprender sobre todo este universo tão distante da sua realidade de menino que mora em uma cidade grande. É uma maneira singela e poderosa de mantê-lo conectado a sabedoria da natureza, de ensinar e aprender a cuidar daquela que cuida da gente.

Plantas e crianças, estes são alguns motivos maravilhosos para motivá-la a adotar uma composteira em sua casa ou apartamento. Mas ainda existe um terceiro motivo, tão importante quanto os dois primeiros: o lixo! Vou explicar.

Boa parte do resíduos que produzimos a cada dia, principalmente quando nos alimentamos de frutas, legumes e verduras, poderia estar indo para o lixo, mas quando temos uma composteira, evitamos o desperdício e reinserimos estes elementos em sua cadeia natural.

Cuidar de uma composteira é também “perder o medo” deste contato mais direto e orgânico com a natureza. É conhecer as micro-espécies responsáveis por transformar os alimentos em húmus, não apenas as minhocas. Estas pequenas espécies ficam no ambiente interno do minhocário e raramente saem da caixa. E se você tiver alguma restrição quanto a isso, não se preocupe, pois pode lançar mão de luvas e de uma pá para manuseá-la sem dificuldades.

Você também pode estar se perguntando a esta altura, se uma composteira tem um cheiro desagradável. Se você cuidar direitinho dela, mantendo sempre o equilíbrio entre a matéria orgânica e a matéria seca, você vai acabar é sentindo o cheiro da terra molhada. Temos então uma experiência sensorial completa.

Ficou curiosa, quer experimentar?

Existem alguns modelos de composteiras a venda em lojas virtuais. No Embrapa, é possível encontrar um modelo feito a partir de baldes de alimento a granel. Para quem gosta de se aventurar em projetos “faça você mesma”, vale a pena conferir.

Algumas recomendações para a sua composteira:

  • Alimente seu minhocário principalmente com restos de legumes, verduras e frutas, cascas de ovo. Evite frutas ácidas como limão, laranja, tangerina pois desequilibra o ph da terra. Evite também alho e cebola.
  • Coloque gramas, restos de jardim, folhas secas e serragem sem vernil.
  • Não coloque carnes, gorduras, laticínios de nenhuma espécie. Nem fezes de gatos e cachorros. Derivados de trigo e plantas doentes.
  • Sempre cubra a matéria orgânica com uma camada de matéria seca, ou com mais terra. Talvez seja preciso regar um pouco a composteira para que não fique tão seca neste momento de alimentação.

Se você deseja se aprofundar no assunto, recomendo fortemente a leitura da cartilha “Guia de compostagem caseira”que você encontra no link:
goo.gl/5wCLZp

Plantas, crianças e minhocas felizes! Menos lixo, mais amor! Foi isso que aprendi com a minha.

E você, o que aprendeu? conta pra gente.

  • Geovana

    Boa tarde, muita gratidão por todo esse conteúdo, fico sempre muito interessada por tudo relacionado a esse assunto, e estou organizando pra ter a minha própria horta aqui em casa, mas sempre fico com muita duvida sobre quais as melhores plantas medicinais pra se plantar, vc pode me indicar algumas que vc prefere? obrigada (: